O professor Irineu Mário Colombo, do Itaipu Parquetec, detalhou o pioneirismo brasileiro no desenvolvimento de tecnologias para a mobilidade náutica por hidrogênio durante o primeiro dia de debates a bordo do JAQ H1, do projeto JAQ HIDROGÊNIO, uma idealização do Grupo Náutica em parceria com Itaipu Parquetec.
O Ministro da Casa Civil confirmou a assinatura do decreto para este ano que regulamenta as leis do hidrogênio e que institui o Programa de Desenvolvimento do Hidrogênio de Baixa Emissão de Carbono.
Primeiro barco-escola movido a hidrogênio do mundo, o JAQ H1, terá ampla programação de palestras e paineis com temas ligados à transição energética durante a COP30. A programação inclui a presença de especialistas e autoridades, incluindo o Ministro do Portos e Aeroportos, Silvio Costa, o Ministro de Minas e Energia (TBC), Alexandre Silveira, e o Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho. Interessados em participar, podem fazer a inscrição neste link gratuitamente https://sigevent.pro/boatshow/visitantes/?id_edicao=5800&linguagem=portugues.
No domingo, 8, na Estação das Docas, em Belém (PA), durante a COP30, foi realizado o lançamento oficial do JAQ HIDROGÊNIO, com a apresentação do primeiro barco-escola do mundo movido a hidrogênio, 100% brasileiro. Idealizado pelo Grupo Náutica e com a presença do Ministro do Turismo, Celso Sabino, mobilizou lideranças e empresários, e validou a sinergia entre pesquisa, educação e o mercado de energia limpa.
PRESS RELEASE_PT: Às vésperas da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), em Belém, no Pará, de 10 a 21 de novembro, o Brasil trará a primeira solução concreta para um projeto que visa descarbonizar a navegação: um barco com operações internas movidas à hidrogênio, de 36 metros, que servirá como avançado laboratório para realização de pesquisas, conferências, explorações e educação ambiental. O barco será exposto no evento e integra um projeto audacioso e faseado de alta tecnologia em energia limpa, com a expectativa de atingir 100% de autossuficiência em 2027