Na COP30, o Brasil apresenta dois barcos movidos a hidrogênio que ficam como herança tangível da conferência: o BotoH2, patrocinado pela Itaipu Binacional, que apoiará cooperativas de catadores nas ilhas de Belém e o JAQ H1, embarcação financiada 100% pela iniciativa privada que percorrerá o país em ações de educação ambiental e abre caminho para uma futura embarcação autossuficiente prevista para 2027.
No painel "Programa Mover, eletrificação e criação de novos empregos", realizado a bordo do JAQ H1 nesta sexta-feira (14), em Belém (PA), Marinho defendeu que a descarbonização da navegação avance em paralelo à capacitação.
Ancorado na Estação das Docas, em Belém (PA), a embarcação de 36 metros de comprimento estará aberta ao público nos dias 15 e 16 de novembro, das 13h às 19h, com retirada de pulseiras no local. A visita conduz os participantes por um laboratório flutuante dedicado à educação ambiental e às pesquisas em biomas aquáticos, além de apresentar as próximas etapas do projeto brasileiro voltado à descarbonização da navegação.
Belém recebe, durante a COP30, os motores híbridos que irão equipar o JAQ H1, primeiro barco-escola brasileiro preparado para operar com hidrogênio verde. Em exposição na Estação das Docas, a tecnologia Dual Fuel da MAN marca a próxima fase do projeto, que vai testar a navegação de baixo carbono em rotas amazônicas e consolidar o Brasil como referência em inovação no transporte fluvial e marítimo.
Com 36 metros e hotelaria pronta para H₂V, o JAQ H1, primeiro barco-escola a hidrogênio do mundo, virou vitrine tecnológica da COP30. Nesta quarta-feira (12), os governadores Eduardo Leite (RS), Rafael Fonteles (PI), Renato Casagrande (ES) e o presidente da Be8, Erasmo Battistella, estiverem a bordo e avalizaram o projeto que já prepara propulsão híbrida em 2026 e geração de hidrogênio a bordo na etapa seguinte, posicionando o Brasil como protagonista e desenvolvedor de tecnologia para descarbonizar a navegação.
Realizado no auditório do JAQ H1, primeiro barco-escola a hidrogênio, e mediado por Cila Schulman, o painel reuniu Alexandre Leite (Itaipu Parquetec), Monica Saraiva Panik (SAE Brasil) e João P. Santana (Porto de Paranaguá) para falar sobre corredores verdes entre portos, estratégia multicombustível de baixo carbono, escala para baratear o H₂ e logística multimodal. A rota Roterdã-Gênova foi citada como referência e o JAQ Hidrogênio como prova de viabilidade para a transição energética no setor.
O professor Irineu Mário Colombo, do Itaipu Parquetec, detalhou o pioneirismo brasileiro no desenvolvimento de tecnologias para a mobilidade náutica por hidrogênio durante o primeiro dia de debates a bordo do JAQ H1, do projeto JAQ HIDROGÊNIO, uma idealização do Grupo Náutica em parceria com Itaipu Parquetec.
O Ministro da Casa Civil confirmou a assinatura do decreto para este ano que regulamenta as leis do hidrogênio e que institui o Programa de Desenvolvimento do Hidrogênio de Baixa Emissão de Carbono.
Primeiro barco-escola movido a hidrogênio do mundo, o JAQ H1, terá ampla programação de palestras e paineis com temas ligados à transição energética durante a COP30. A programação inclui a presença de especialistas e autoridades, incluindo o Ministro do Portos e Aeroportos, Silvio Costa, o Ministro de Minas e Energia (TBC), Alexandre Silveira, e o Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho. Interessados em participar, podem fazer a inscrição neste link gratuitamente https://sigevent.pro/boatshow/visitantes/?id_edicao=5800&linguagem=portugues.