COP30: Brasil lança projeto de barcos a hidrogênio e uma nova era para explorações e pesquisas marítimas
PRESS RELEASE_PT: Às vésperas da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), em Belém, no Pará, de 10 a 21 de novembro, o Brasil trará a primeira solução concreta para um projeto que visa descarbonizar a navegação: um barco com operações internas movidas à hidrogênio, de 36 metros, que servirá como avançado laboratório para realização de pesquisas, conferências, explorações e educação ambiental. O barco será exposto no evento e integra um projeto audacioso e faseado de alta tecnologia em energia limpa, com a expectativa de atingir 100% de autossuficiência em 2027
CREDENCIAMENTO DE IMPRENSA: https://sigevent.pro/boatshow/visitantes/?id_edicao=5635&linguagem=portugues
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Outubro, 2025– Pela primeira vez, um projeto que visa produzir barcos para exploração e pesquisas 100% movidos à hidrogênio, apresenta um símbolo real da inovação. O grande barco JAQ H1, com a sua hotelaria pronta para o uso de hidrogênio, será apresentado ao mundo durante a COP30. Trata-se de uma iniciativa do Grupo Náutica por meio do presidente, o visionário e especialista em náutica Ernani Paciornik, em conjunto com marcas de peso: Itaipu Parquetec, MAN, GWM, Artefacto, Café Orfeu e Heineken. O JAQ H1 representa a fase inicial de um projeto ambicioso, o JAQ Hidrogênio. Com 36 metros de comprimento e equipada com um sistema de hidrojatos, a embarcação é projetada para navegar em águas fluviais, e se adapta aos desafios logísticos dos rios como os da Amazônia.
Durante a COP30, a hotelaria completa do JAQ H1 — iluminação, climatização, cozinha e auditório para até 50 convidados — estará com a tecnologia 100% pronta para operar por hidrogênio verde. Porém, por questões de logística temporária, específicas para o abastecimento de H2V em Belém no período da COP 30, a operação no evento será 100% elétrica com baterias de lítio e “zero emissões", mantendo o sistema H2V intacto.
Evolução do projeto para 100% de autonomia
O projeto está estruturado em etapas de descarbonização:
- Fase Inicial (COP30): Barco pronto para o uso de hidrogênio verde (H2V) para a hotelaria, adaptado com a expertise do Itaipu Parquetec e com tecnologia da GWM Hidrogênio FTXT, braço de inovação limpa da companhia.
- Início de 2026: O JAQ H1 receberá propulsão híbrida a hidrogênio fornecida pela empresa de motores MAN. A adaptação deve reduzir as emissões de carbono em até 80%.
- 2027: Será lançado o JAQ H2, uma nova embarcação avançada que terá a capacidade de produzir seu próprio hidrogênio a bordo, por meio de um eletrolisador para gerar H₂ a partir da água do mar, para a autossuficiência.
Além de servir como transporte, as duas embarcações estão sendo projetadas como laboratórios avançados para o estudo e monitoramento dos biomas.
Com a transição energética e a tecnologia de baixo carbono como temas centrais na agenda da COP30, o hidrogênio verde (H2V) é um componente chave dessa transição, dada a urgência de descarbonizar o transporte marítimo global, que é responsável por cerca de 2,89% das emissões globais de CO₂."O lançamento do JAQ H1 é um símbolo de que o Brasil pode ser um laboratório não apenas para a ciência do clima, mas também para a inovação tecnológica, e traçar o caminho para uma navegação mais eficiente e limpa” destaca Ernani Paciornik, presidente do Grupo Náutica e idealizador do JAQ Hidrogênio.
Sobre o Grupo Náutica
Com mais de 40 anos de mercado, o Grupo Náutica traz soluções em inovação, sustentabilidade, infraestrutura, eventos e comunicação na área náutica. É formado pela Revista Náutica (www.nautica.com.br), pioneira e líder no setor; o Boat Show, mais importante salão náutico da América Latina com as edições de São Paulo, Itajaí, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador e Foz do Iguaçu; a Metalu, maior fabricante de píeres e passarelas em alumínio do mundo; a SF Marina, especialista global em docas flutuantes de concreto e quebra-mares para marinas, portos e orlas marítimas; e o JAQ Hidrogênio, com projetos inovadores focados em pesquisas e sustentabilidade. O grupo também se preocupa com as questões sociais e é detentora das ações “Só Jogue na Água o que Peixe pode Comer”, assinada pelo cartunista Ziraldo, e “Por Uma Cidade Navegável”, que busca a navegação em lugares inimagináveis, assim como desenvolve os principais Guias de Turismo Náutico do país.
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