AGENDA COP30: Barco-Escola movido a hidrogênio é palco para debates sobre o futuro da navegação limpa no Brasil
O professor Irineu Mário Colombo, do Itaipu Parquetec, detalhou o pioneirismo brasileiro no desenvolvimento de tecnologias para a mobilidade náutica por hidrogênio durante o primeiro dia de debates a bordo do JAQ H1, do projeto JAQ HIDROGÊNIO, uma idealização do Grupo Náutica em parceria com Itaipu Parquetec.

-------
FOTOS GERAIS:
https://drive.google.com/drive/u/0/folders/1-Hzz4r1eqlewePUAwl5Bxa_17Ns9PZem
-------
FOTOS BARCO NAVEGANDO:
https://drive.google.com/drive/folders/1WAqILguQkd0zHqmBxQ6x9_sJXaVeN3XJ
-------
VÍDEOS BARCO NAVEGANDO:
https://drive.google.com/drive/folders/1zn-cVA7hTrgtv35aLS-tHpeiJLpxpo00
-------
Crédito: Victor de Oliveira Santos e Uirá Dantas / @revistanautica
-------
BELÉM (PA), 11 de novembro de 2025 – O dia de palestras a bordo do JAQ H1, o primeiro barco-escola e plataforma de pesquisas do mundo movido a hidrogênio, na COP30, serviu como um endosso científico para a transição energética brasileira. O ponto alto da programação foi a palestra do Professor Irineu Mário Colombo, diretor superintendente do Itaipu Parquetec, que detalhou a experiência da instituição no desenvolvimento de tecnologias de hidrogênio verde aplicadas à mobilidade há mais de dez anos.
Ancorada na Estação das Docas, a embarcação sediou o debate e, por si só, demonstrou ser uma viabilidade imediata no país.
“Com as soluções de baixo carbono nas embarcações, passamos a ter uma alternativa de pesquisa que não chega poluindo. É uma mudança de paradigma: agora vamos cuidar do meio ambiente sem causar poluição. Até porque uma gota de óleo que cai no oceano polui mil litros de água ", destacou ao grupo de visitantes, entre empresários, engenheiros e pesquisadores que participaram da palestra.
O Professor Colombo enfatizou ainda que o Brasil pode se beneficiar da produção e da aplicação do hidrogênio, utilizando a experiência do Itaipu Parquetec como base de conhecimento.
Ele explicou que o sucesso do JAQ H1, e de outros projetos-pilotos, servem como um mapa de oportunidades para o Brasil e para que o setor privado invista com maior segurança.
“Com essa tecnologia temos um sonho, uma nova mobilidade: andar com baixíssimo ruído e jogar água pura no cano de escape”, disse.
Também participou da palestra o CEO da empresa de motores Tupy/MWM Rafael Lucchesi que disse: “Temos uma enorme janela de oportunidades para pensar em motorização com etanol, biometano, hidrogênio: o futuro vai ser multicombustível. Nós apostamos neste caminho. Vejo este projeto (JAQ Hidrogênio) como uma forma de estreitar o diálogo com a sociedade colocando o Brasil como protagonista e respeitando as nossas possibilidades. Somos um grande país, temos uma base empresarial, capacidade de engenharia e ciência, e podemos estabelecer uma relação de cooperação forte com outras sociedades”, explicou.
Educação ambiental para crianças e adolescentes
A agenda de palestras também contou com painel de Educação Ambiental voltado para estudantes da rede pública, usando a própria embarcação JAQH1 como laboratório flutuante, em parceria com o Instituto Mondó, que atua com soluções ESG.
"Este barco, ele tem um futuro brilhante, porque navegar pelas águas usando o hidrogênio, que é uma energia que não causa danos à natureza e a troca do biodiesel pelo hidrogênio, foi uma ideia magnífica. Eu achei muito interessante sobre o que o foi explicado hoje e eu só tenho a dizer, que é um projeto incrível", disse a estudante Joana Moreira Acácio, uma das adolescentes que participou da ação na manhã de hoje.
Na ocasião, os alunos apresentaram projetos que garantiram, inclusive, medalha de ouro olímpica de eficiência energética, além de trabalhos como a criação de uma placa de controle térmico usando o caroço de açaí.
A palestra também contou com a presença do Secretário de Educação do Pará, Ricardo Nasser. “Nós temos a responsabilidade de plantar a semente da educação sobre a importância da preservação às crianças e adolescentes. Parabéns ao projeto JAQ Hidrogênio. O Estado do Pará está aberto para receber iniciativas como esta, uma embarcação movida a hidrogênio, afinal, temos uma parcela significativa de estudantes que utilizam o transporte fluvial aqui.”, destacou.
Destaques da Agenda de Amanhã (12/11) a bordo do JAQ H1:
9h–10h | Impulsionando território: parcerias e saberes para o desenvolvimento sustentável
Estratégias de integração entre saberes locais e parcerias para fortalecer comunidades.
10h30–11h30 | Coletiva de imprensa com Silvio Costa (Ministro de Portos e Aeroportos)
Anúncios e posicionamentos sobre descarbonização e sustentabilidade na infraestrutura portuária e aeroportuária. Necessário credenciamento especial com a assessoria de imprensa.
12h–13h | Combustíveis alternativos na indústria naval
Painel técnico sobre novas tecnologias rumo à descarbonização marítima.
Participam: Alexandre Leite (Itaipu Parquetec), João P. Santana (Porto de Paranaguá), Eduardo Colunna (ACOBAR) e Camilo Adas (Be8).
17h–18h | Um encontro sobre o rio com Mamba Water — Água e inovação
Diálogo multissetorial sobre gestão inteligente das águas e colaboração sustentável. Mediação: Jairo Malta (Museu das Favelas / Folha de S.Paulo).
Palestrantes: Aline Doro — Gerente de Comunicação e Responsabilidade Social (Novelis América do Sul); Alessandro Lickunas — Chief Marketing Officer (Better Drinks); Flavia Castelhano — Diretora de Projeto (Secretaria Especial da COP30 – Governo Federal); Priscila Rocha — Diretora de Sustentabilidade (Volkswagen Caminhões e Ônibus); Rafael Rizzi — Diretor de Transformação de Negócios (Grupo HEINEKEN); Tamires Silvestre — Diretora de Sustentabilidade e Assuntos Públicos (Ball Corporation).
A programação completa e a inscrição gratuita podem ser acessadas em: https://luma.com/jaqnacop30?k=c e https://sigevent.pro/boatshow/visitantes/?id_edicao=5800&linguagem=portugues.
Sobre o Grupo Náutica
Com mais de 40 anos de mercado, o Grupo Náutica traz soluções em inovação, sustentabilidade, infraestrutura, eventos e comunicação na área náutica. É formado pela Revista Náutica (www.nautica.com.br), pioneira e líder no setor; o Boat Show, mais importante salão náutico da América Latina com as edições de São Paulo, Itajaí, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador e Foz do Iguaçu; a Metalu, maior fabricante de píeres e passarelas em alumínio do mundo; a SF Marina, especialista global em docas flutuantes de concreto e quebra-mares para marinas, portos e orlas marítimas; e o JAQ Hidrogênio, com projetos inovadores focados em pesquisas e sustentabilidade. O grupo também se preocupa com as questões sociais e é detentora das ações “Só Jogue na Água o que Peixe pode Comer”, assinada pelo cartunista Ziraldo, e “Por Uma Cidade Navegável”, que busca a navegação em lugares inimagináveis, assim como desenvolve os principais Guias de Turismo Náutico do país.
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Imprensa | Grupo Náutica
Agência: Rotas Comunicação
Email: redacao1@rotascomunicacao.com.br
Telefone: +55 47 99651 2969
www.rotascomunicacao.com.br