18/11/2025

Visita ao JAQ H1, barco que vai operar com hidrogênio verde, reúne mais de mil pessoas em Belém, na COP30

Ancorado na Estação das Docas, em Belém (PA), o JAQ H1 recebeu moradores da capital e participantes da conferência para uma visita guiada em seus 400 m² de área. O público conheceu os ambientes dedicados à pesquisa e educação ambiental, ouviu explicações sobre a tecnologia com hidrogênio verde e sobre as próximas fases da empresa JAQ Apoio Marítimo, que prevê motores híbridos e um novo barco autossuficiente em hidrogênio até 2027.

FOTOS:

https://drive.google.com/drive/folders/1t98fpzXdVk5IgPz-fha5pwZP6QR1fmzA?usp=sharing

-------

FOTOS BARCO NAVEGANDO:

https://drive.google.com/drive/folders/1WAqILguQkd0zHqmBxQ6x9_sJXaVeN3XJ

-------

VÍDEOS BARCO NAVEGANDO:

https://drive.google.com/drive/folders/1zn-cVA7hTrgtv35aLS-tHpeiJLpxpo00

-------

Crédito: Victor de Oliveira Santos e Uirá Dantas / @revistanautica

-------

Belém (PA) – A abertura do JAQ H1, embarcação da JAQ Apoio Marítimo que vai operar com o sistema de hidrogênio, na Estação das Docas, em Belém (PA), atraiu mais de mil pessoas nesse fim de semana da COP30. Nos dias 15 e 16 de novembro, moradores da capital paraense e participantes da conferência lotaram o píer para conhecer por dentro a embarcação de 36 metros de comprimento que, nesta primeira fase apresentada na COP30, já tem toda a parte de hotelaria, iluminação, climatização e sistemas internos, preparada para operar com hidrogênio verde. O projeto é 100% financiado pela iniciativa privada.

Durante a visita, os participantes percorreram os ambientes da embarcação, que equivale a cerca de 400 m² de área, e conheceram o auditório para 50 pessoas, que será utilizado para debates, cursos e atividades de educação ambiental. Também puderam entender como funcionam os sistemas de hotelaria do barco, de climatização à iluminação, já preparados para operar com hidrogênio nesta primeira fase do projeto. Foram apresentados ainda os próximos passos do JAQ H1. Em dezembro, em Fortaleza (CE), o barco receberá um motor MAN com propulsão dual fuel, capaz de utilizar até 20% de hidrogênio na mistura e reduzir em até 80% as emissões de CO₂. Também já está confirmada a escala e abastecimento posterior no Porto de Suape (PE) ainda este ano. No ano que vem, o barco deve percorrer as capitais de portos de todo o Brasil com foco em educação ambiental. Para 2027, será apresentada uma nova embarcação, a JAQ H2, de cerca de 50 metros, projetada para gerar seu próprio hidrogênio a bordo.

“A COP30 é muito importante para a nossa cidade, porque aqui sentimos os efeitos das mudanças climáticas de forma intensa, talvez mais do que em muitas outras regiões. Por isso, considero fundamental conhecer de perto tecnologias como a do JAQ H1, que apontam caminhos reais para melhorar a vida no planeta e o legado que vamos deixar para os nossos filhos”, disse Elaine Brazão, moradora de Belém que visitou o barco. 

“É um privilégio acompanhar tantos eventos paralelos na nossa cidade durante a COP30. Tenho vindo para aprender e observar de perto as novas tecnologias e fontes de energia, que considero algo realmente inovador. Acredito que o futuro está aí e que precisamos valorizá-lo para incentivar nossas crianças a usar recursos que poluam menos o planeta. Vim com a família e até brinquei que hoje seria um dia para absorver o máximo de conhecimento e visitar vários eventos da COP. Tenho certeza de que, em alguns anos, veremos bons resultados de tanta pesquisa e busca por inovação”, afirma Renata Sousa, moradora de Belém que também participou da visita guiada. 

“Ficamos surpresos e muito felizes com o interesse de tantas pessoas em visitar o JAQ H1. Isso mostra que a sociedade quer entender, de perto, as soluções que já existem para uma navegação mais limpa e reforça que não se trata apenas de um barco diferente, mas de um conceito de pesquisa, educação e inovação que nasce no Brasil com potencial de inspirar outros países e acelerar a descarbonização do setor marítimo mundial”, afirma Ernani Paciornik, idealizador do projeto JAQ e presidente do Grupo Náutica e que atua em parceria com Itaipu Parquetec, GWM, Heineken e Artefacto. 

Sobre o Grupo Náutica

Com mais de 40 anos de mercado, o Grupo Náutica traz soluções em inovação, sustentabilidade, infraestrutura, eventos e comunicação na área náutica. É formado pela Revista Náutica (www.nautica.com.br), pioneira e líder no setor; o Boat Show, mais importante salão náutico da América Latina com as edições de São Paulo, Itajaí, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador e Foz do Iguaçu; a Metalu, maior fabricante de píeres e passarelas em alumínio do mundo; a SF Marina, especialista global em docas flutuantes de concreto e quebra-mares para marinas, portos e orlas marítimas; e o JAQ Hidrogênio, com projetos inovadores focados em pesquisas e sustentabilidade. O grupo também se preocupa com as questões sociais e é detentora das ações “Só Jogue na Água o que Peixe pode Comer”, assinada pelo cartunista Ziraldo, e “Por Uma Cidade Navegável”, que busca a navegação em lugares inimagináveis, assim como desenvolve os principais Guias de Turismo Náutico do país.

https://gruponautica.com.br/

Mais informações à imprensa:

Assessoria de Imprensa | Grupo Náutica

Agência: Rotas Comunicação

E-mail: redacao1@rotascomunicacao.com.br

Telefones:

+55 (47) 99692-1006 (Estefânia)

+55 (47) 99651-2969 (Elaine)

www.rotascomunicacao.com.br


Legenda:
Créditos: