Conheça os biomas estratégicos e a ciência por trás do primeiro projeto de grandes embarcações movidas a hidrogênio do mundo, lançada na COP30
PRESS RELEASE_PT: O Brasil se prepara para inaugurar, na COP30, a primeira fase do projeto JAQ Hidrogênio com o barco de 36 metros, o JAQ H1. O projeto inédito no mundo, fruto da parceria entre o Grupo Náutica, Itaipu Parquetec, MAN e GWM, além da Artefacto, do Café Orfeu e da Heineken, trarão uma mostra real das primeiras plataformas de pesquisa com o uso de hidrogênio, um laboratório flutuante pronto para receber a energia limpa em sua hotelaria e que coloca o território brasileiro no centro da ciência do clima e da transição energética.
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Outubro, 2025 - "Com 36 metros de comprimento, o barco de 36 metros JAQ H1, representa a primeira fase de um projeto que busca 100% de autossuficiência por meio do hidrogênio. A embarcação de explorações e pesquisas já com a hotelaria preparada para operar com hidrogênio, será apresentada ao vivo na COP30, e representa a fusão entre a necessidade urgente de descarbonizar o transporte marítimo e a nossa missão de transformar a riqueza biológica brasileira em valor estratégico”, destaca o presidente do Grupo Náutica Ernani Paciornik, idealizador do JAQ Hidrogênio e um dos principais nomes da náutica na América do Sul, presidente do Grupo Náutica. O projeto conta com a parceria de empresas que são referências globais em pesquisas e soluções de sustentabilidade como o Itaipu Parquetec, a GMW, a MAN, a Artefacto, o Café Orfeu e a Heineken.
Durante a COP30, as tecnologia do barco estará 100% pronta para receber hidrogênio — iluminação, climatização, cozinha e auditório para 50 pessoas.
Em razão da complexidade logística temporária, específica para o abastecimento de H2V em Belém no período da COP 30, a operação no local será 100% elétrica com baterias de lítio e “zero emissões", mantendo o sistema H2V intacto e pronto para operação.
O projeto está estruturado para alcançar a autonomia energética total em etapas.
A primeira delas acontece na COP30 com a apresentação do barco com a tecnologia pronta, que vai operar a hotelaria do barco. No início de 2026, durante o Rio Boat Show, em abril, o JAQ H1 passará a contar com propulsão híbrida a hidrogênio, o que deve resultar em uma redução de até 80% das emissões. Em 2027, seu sucessor, o barco JAQ H2, de 50 metros, trará a inovação global da autossuficiência, capaz de produzir seu próprio H₂ a bordo. Utilizando um eletrolisador, ele transformará a água do mar (previamente dessalinizada) em hidrogênio, com autossuficiência energética a partir de fontes limpas.
O sistema descarboniza a operação, e garante uma "hotelaria" silenciosa, eliminando a poluição sonora de geradores a diesel — fundamental para a pesquisa sensível em ecossistemas aquáticos.
Ernani Paciornik, que dedicou mais de 5 décadas às águas e apaixonado pelos biomas brasileiros, explica que a missão do JAQ H1 e do JAQ H2 é atuar como laboratórios avançados, para registrar dados e monitorar essas regiões. “As embarcações foram concebidas como plataformas de pesquisa que podem cobrir a vasta rede fluvial e os 7.491 km da costa brasileira, funcionando como centros estratégicos para o estudo e a exploração de novas matrizes energéticas”, destaca Paciornik. destaca Paciornik.
Conheça os biomas brasileiros
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Bioma/Região |
Exemplos |
Relevância para pesquisa e inovação |
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Bacia Amazônica Fluvial |
Rio Negro e Rio Solimões (AM); Porto de Vila do Conde (PA) |
Plataforma de estudo da rede fluvial, para monitorar biodiversidade, sazonalidade e descarbonizar o transporte de carga e passageiros. |
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Biomas Costeiros e Marinhos |
Complexo Industrial de Suape (PE); Porto de Belém (PA); Salvador (BA) |
Desenvolvimento de hubs de H₂V para exportação e integração com energia eólica/solar do Nordeste, abrangendo o potencial da costa da Bahia e demais litorais para o futuro H₂ |
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Pantanal (Centro-Oeste) |
Hidrovia do Rio Paraguai (MS/MT); Região de Corumbá |
Estudo de transporte fluvial sustentável, para equilibrar logística de minério e grãos com a conservação da planície de inundação e biodiversidade. |
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Caatinga e Interior Nordestino |
Eixos Eólicos/Solares do Nordeste (interface com Suape) |
Pesquisa e produção de H₂V de classe mundial, capitalizando o potencial de geração renovável intermitente e buscando autossuficiência energética. |
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Mata Atlântica (Sul/Sudeste) |
Porto de Santos (SP); Porto de Paranaguá (PR); Portos de Itajaí/Laguna (SC); Lagoa dos Patos (RS) |
Integração do H₂V na cadeia de valor industrial e logística. Santa Catarina (Itajaí, Laguna), Paraná (Paranaguá), São Paulo (Santos) para fomentar a descarbonização portuária e o uso de navios ecológicos. |
"A inovação tecnológica também pode mitigar os desafios logísticos crônicos como a necessidade de dragagem e o impacto da sazonalidade dos rios. Com a aprovação de projetos que criam incentivos para o hidrogênio de baixa emissão de carbono, o setor ganhará segurança jurídica essencial para atrair investimentos e escalar projetos como o do JAQ H1 ", explica o presidente do Grupo Náutica.
"A plataforma JAQ H1, ao navegar do rio ao mar como um laboratório, vai carregar cientistas, pesquisadoras e servir como barco-escola às comunidades, além da missão de tornar o Brasil o centro da tecnologia limpa e da nova economia verde global”, complementa.
Sobre o Grupo Náutica
Com mais de 40 anos de mercado, o Grupo Náutica traz soluções em inovação, sustentabilidade, infraestrutura, eventos e comunicação na área náutica. É formado pela Revista Náutica (www.nautica.com.br), pioneira e líder no setor; o Boat Show, mais importante salão náutico da América Latina com as edições de São Paulo, Itajaí, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador e Foz do Iguaçu; a Metalu, maior fabricante de píeres e passarelas em alumínio do mundo; a SF Marina, especialista global em docas flutuantes de concreto e quebra-mares para marinas, portos e orlas marítimas; e o JAQ Hidrogênio, com projetos inovadores focados em pesquisas e sustentabilidade. O grupo também se preocupa com as questões sociais e é detentora das ações “Só Jogue na Água o que Peixe pode Comer”, assinada pelo cartunista Ziraldo, e “Por Uma Cidade Navegável”, que busca a navegação em lugares inimagináveis, assim como desenvolve os principais Guias de Turismo Náutico do país.